Os novos hábitos de consumo e a demanda por produtos e aplicações mais seguras, sustentáveis e de fonte biológica,aumentaram a necessidade de soluções inovadoras para diversos mercados. Na área da saúde, especialmente na odontologia, a utilização de polímeros para a fabricação de implantes odontológicos vem crescendo e ganhando destaque.
De acordo com a pesquisa Análise de polímeros para o mercado médico por produto e por segmento para 2020, a demanda por plásticos no segmento da saúde atingirá 7,15 mil toneladas métricas em 2020. Em 2013 esse número era de 4,9 mil toneladas.
Conhecidos como biomateriais,os polímeros utilizados na fabricação de utensílios e materiais para a área médica possuem a habilidade de atuar com uma resposta apropriada do hospedeiro em uma aplicação específica. Essas matérias-primas possuem uma grande resistência mecânica, térmica e química e são aptas a serem esterilizadas mediante as diversas técnicas disponíveis para essa finalidade.
Polímeros na implantodontia
A utilização de polímeros para fabricação de implantes osseointegrados em substituição aos convencionais de Titânio é um assunto muito estudado na odontologia. Nos anos 90, o PEEK despontou como candidato principal dos polímeros termoplásticos de alta performance para substituir componentes e implantes metálicos.
Material para implante feito com polímero PEEK
Próteses dentárias produzidas com polímero e sem metal
Assim como outros compostos relacionados, o PEEK pode ser fabricado com larga escala de propriedades físicas, mecânicas e de superfície, nos mais diversos formatos, dependendo da utilização como implante. Essa versatilidade abre um novo horizonte de possibilidades no projeto de novos implantes e componentes para reabilitação bucal, especialmente ao se levar em consideração o comportamento biomecânico deste material.
Além de melhorar a eficiência do processamento para os fabricantes, os materiais odontológicos produzidos com PEEK e outros polímeros apresentam um ajuste mais confortável para os paciente. As estruturas de dentaduras removíveis precisas e específicas para o paciente e superestruturas apoiadas em implantes são algumas das opções mais utilizadas.
Saiba mais sobre polímeros
Além das aplicações na área da saúde, os polímeros PEEK são utilizados em mais de 9 milhões de dispositivos no mundo inteiro, comprovante a alta versatilidade do material e seu crescimento significativo no mercado.
Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.
O PEEK, polímero largamente utilizado em aplicações da área da saúde, é um dos componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.