Entender as propriedades e finalidades da matéria-prima a ser utilizada é um passo fundamental antes da produção de qualquer produto. Tendo este princípio em vista, na indústria de polímeros, é de extrema importância para todos os profissionais envolvidos no processo, conhecerem as propriedades e especificações dos diversos polímeros utilizados no mercado.
Ao considerar uma aplicação de um polímero, entender como determinado material se comporta com o tempo e com diferentes condições de aplicação nos permite avaliar suas propriedade e o uso em potencial.
Vamos conhecer as principais características e aplicações do TPE, PEUHMW e PEI, presentes na Pirâmide Polimérica da Nord West. Veja seguir:
TPE
Os elastômeros termoplásticos (TPEs) são uma classe de polímeros formada por compostos cristalinos e amorfos. Dentro dos limites padrão, apresentam um comportamento similar ao de uma borracha termoendurecida, mas acima de suas temperaturas de fusão ou amolecimento, podem ser processados por meio do processo de injeção e extrusão e, ao contrário da borracha termofixada, podem ser facilmente reprocessados e remodelados.
A capacidade de processar esses materiais com métodos tradicionais permite a liberdade de projeto e aplicações que a borracha termoendurecida não oferece. O TPE possui propriedades semelhantes à borracha, diferenciando-se apenas pela resistência à temperatura, resistência química, flexibilidade e recuperação após compressão.
O TPE pode ser processado por meio de moldagem por injeção, extrusão, termoformagem, sopro e outras. Além disso, podem ser facilmente coloridos, apresentando uma boa adesão. Atualmente, uma vasta gama de Elastômeros Termoplásticos está disponível no mercado, entre eles: TPE-O, TPE-S, TPE-V, TPE-E, TPE-U e TPE-A.
PEUHMW
Do inglês Ultra High Molecular Weight Polyethylene, o PEUHMW é uma categoria de polietileno com cadeias poliméricas longas. A grande variedade de aplicações deste polímero, torna-o uma excelente alternativa em projetos de engenharia que exijam elevada resistência ao impacto e à abrasão, agregando baixa densidade.
Além disso, a possibilidade de moldar o material por injeção aumenta a quantidade de geometrias possíveis, garantindo produtividade e redução de custos. Entre as principais propriedades, destacam-se o baixo índice de fluidez e coeficiente de atrito e uma elevada resistência química e à abrasão.
O PUHMWPE é um dos melhores materiais para aplicações que exigem resistência ao atrito, como engrenagens, esteiras de transporte e outros. Devido à sua alta resistência química, essa classe de material pode entrar em contato com óleos e graxas, sem comprometer suas propriedades.
PEI
A Polieterimida (PEI) é um termoplásticos de engenharia de alto desempenho. Por conta de suas propriedades térmicas, mecânicas e químicas, este polímero torna-se uma das melhores opções para as aplicações mais exigentes, especialmente nas nas quais seja necessário uma resistência mecânica muito alta em combinação com alta temperatura, corrosão e resistência ao desgaste.
O PEI é resistente a uma grande parte dos produtos químicos, incluindo hidrocarbonetos, álcoois e solventes halogenados. Em muitas aplicações estruturais, podem substituir metais e outros materiais de alto desempenho.
Saiba mais sobre polímeros
Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.
Tanto o TPE, quanto o PEUHMW e o PEI são componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.