Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Agosto, 2018 | Polimeros

TPE, PEUHMW e PEI

TPE, PEUHMW e PEI


Entender as propriedades e finalidades da matéria-prima a ser utilizada é um passo fundamental antes da produção de qualquer produto. Tendo este princípio em vista, na indústria de polímeros, é de extrema importância para todos os profissionais envolvidos no processo, conhecerem as propriedades e especificações dos diversos polímeros utilizados no mercado.

Ao considerar uma aplicação de um polímero, entender como determinado material se comporta com o tempo e com diferentes condições de aplicação nos permite avaliar suas propriedade e o uso em potencial.

Vamos conhecer as principais características e aplicações do TPE, PEUHMW e PEI, presentes na Pirâmide Polimérica da Nord West. Veja seguir:

TPE

Os elastômeros termoplásticos (TPEs) são uma classe de polímeros formada por compostos cristalinos e amorfos. Dentro dos limites padrão, apresentam um comportamento similar ao de uma borracha termoendurecida, mas acima de suas temperaturas de fusão ou amolecimento, podem ser processados ​​por meio do processo de injeção e extrusão e, ao contrário da borracha termofixada, podem ser facilmente reprocessados ​​e remodelados.

A capacidade de processar esses materiais com métodos tradicionais permite a liberdade de projeto e aplicações que a borracha termoendurecida não oferece.  O TPE possui propriedades semelhantes à borracha, diferenciando-se apenas pela resistência à temperatura, resistência química, flexibilidade e recuperação após compressão.

O TPE pode ser processado por meio de moldagem por injeção, extrusão, termoformagem, sopro e outras. Além disso, podem ser facilmente coloridos, apresentando uma boa adesão. Atualmente, uma vasta gama de Elastômeros Termoplásticos está disponível no mercado, entre eles: TPE-O, TPE-S, TPE-V, TPE-E, TPE-U e TPE-A.

PEUHMW

Do inglês Ultra High Molecular Weight Polyethylene, o PEUHMW é uma categoria de polietileno com cadeias poliméricas longas. A grande variedade de aplicações deste polímero, torna-o uma excelente alternativa em projetos de engenharia que exijam elevada resistência ao impacto e à abrasão, agregando baixa densidade.

Além disso, a possibilidade de moldar o material por injeção aumenta a quantidade de geometrias possíveis, garantindo produtividade e redução de custos. Entre as principais propriedades, destacam-se o baixo índice de fluidez e coeficiente de atrito e uma elevada resistência química e à abrasão.

O PUHMWPE é um dos melhores materiais para aplicações que exigem resistência ao atrito, como engrenagens, esteiras de transporte e outros. Devido à sua alta resistência química, essa classe de material pode entrar em contato com óleos e graxas, sem comprometer suas propriedades.

PEI

A Polieterimida (PEI) é um termoplásticos de engenharia de alto desempenho. Por conta de suas propriedades térmicas, mecânicas e químicas, este polímero torna-se uma das melhores opções para as aplicações mais exigentes, especialmente nas nas quais seja necessário uma resistência mecânica muito alta em combinação com alta temperatura, corrosão e resistência ao desgaste.

O PEI é resistente a uma grande parte dos produtos químicos, incluindo hidrocarbonetos, álcoois e solventes halogenados. Em muitas aplicações estruturais, podem substituir metais e outros materiais de alto desempenho.

Saiba mais sobre polímeros

Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.

Tanto o TPE, quanto o PEUHMW e o PEI são componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.

 

Artigo de
Marcelo
Compartilhe