Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Novembro, 2017 | Conhecimento

Projeto de Molde e sua importância para a Injeção Plástica

Projeto de Molde e sua importância para a Injeção Plástica


O bom desempenho de uma linha de produção de injeção plástica dá-se diretamente a elaboração do projeto inicial. É de extrema importância dar atenção para o projeto do molde, a qualidade do desenho do molde e, assim, pode-se evoluir para um desenvolvimento contínuo, com risco menor de falhas e aumento das chances de sucesso no produto final desejado.

Qualquer ferramenta e equipamento de injeção, depende a sua boa funcionalidade, diretamente do projeto elaborado: se ele é funcional, se ele é viável de acordo com o desempenho dos equipamentos disponíveis das empresas de injeção e com as definições dos materiais e processos envolvidos.

Alguns fatores básicos devem ser levados em conta no momento de desenvolver o projeto de molde. Dessa forma, os processos posteriores serão facilitados e terão uma base sólida para não ocorrer erros.

Como deve ser o início do projeto de molde?

O desenvolvimento inicial de um projeto de molde deve coletar o máximo de informações possíveis sobre o produto para não haver falhas, não extrapolar o orçamento previsto e não desperdiçar tempo com busca de dados tardia.

Nessa fase, envolve-se o cliente com a ideia e as informações sobre o produto e o projetista com sua visão para elaboração do projeto, avaliação do produto, determinação da capacidade da injetora e avaliação dos parâmetros da capacidade de injeção.

O molde para a injeção plástica

É de extrema importância ter um molde a partir de um projeto, para a empresa escolhida fazer a injeção do plástico. Na maioria dos casos os clientes apresentam o desenho do molde em papel, em arquivo eletrônico ou em 3D. O molde em 3D é o mais seguro e confiável. Com ele, os envolvidos conseguem todas as informações necessárias para o início da produção.

Quando não for possível apresentar um molde real do produto em 3D, pode-se também levar uma peça ou objeto parecido com o desejado, além de todo projeto desenhado em papel ou em arquivo eletrônico para que seja possível a visão do todo pela equipe desenvolvedora.

Algumas empresas de injeção plástica oferecem o serviço de desenvolvimento do projeto de molde e criação a do mesmo; outras terceirizam com algum parceiro de confiança.

Agora você pode ter certeza: o projeto do molde e o molde são peças fundamentais para a empresa contratada realizar a injeção plástica e a equipe possa ter clareza dos processos para que seu produto final tenha bom desenvolvimento e qualidade.

Artigo de
Nord West
Compartilhe