Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Fevereiro, 2018 | Inovação

Inovações do mercado do plástico

Inovações do mercado do plástico


Muitas empresas da indústria estão em aceleração e prometem transformar diferentes áreas da economia. Bicicletas com quadro totalmente totalmente em polímero e balões tecnológicos capazes de monitorar grandes grupos de pessoas com imagem em alta qualidade, são apenas dois exemplos de uma série de inovações tecnológicas desenvolvidas inteiramente no Brasil.

A bicicleta de polímero tem seu quadro, que é a principal estrutura de uma bike, feito totalmente de reciclados. Juan Carlos Muzzi é o empresário, artista e inventor que desenvolveu esse importante projeto.

Depois de décadas de pesquisas e testes, o maior desafio do projeto era criar uma bicicleta de plástico que não tremesse ao andar e garantisse estabilidade. Depois passou a ser pesquisada a durabilidade, e então se encontrou o material ideal para os dois problemas: o plástico reciclado, pois era resistente e durável. Alguns testes como jogar a bicicleta de grandes alturas e passar uma empilhadeira por cima para provar a resistência foram feitos e depois de comprovados. Depois disso milhares de exemplos da bicicleta já foram produzidos e a reciclagem para esse fim aumentou.

O principal mote dessas inovações alia o útil ao agradável: as boas e novas ideias que envolvem o plástico e também a reciclagem.

Conheça mais alguns desses projetos:

Vasos Raiz

A Vasos Raiz inovou criando um produto que traz raízes artificiais para que o vaso se torne auto-irrigável, mantendo a planta úmida por muito mais tempo e protegendo o ambiente contra o mosquito que transmite a dengue. Guilherme Utz, o fundador, conta que já há produção de mil vasos de plástico por dia e a marca já conta com uma linha kids com mais de dez cores e modelos de design disponíveis. O objetivo da marca é reconectar as pessoas com a natureza.

Recicletool

 A marca pernambucana Recicletool, inspirada em projetos existentes na Alemanha, criou uma logística para que as empresas incentivem as pessoas a reciclar. O produto em si trata-se de uma cabine onde a pessoa descarta o seu lixo e recebe de modo online um crédito financeiro que a faz perceber o quanto vale o lixo que ela jogou. A cabine identifica tipos de usuários, produtos e séries históricas, gerando inteligência para o mercado. O lixo descartado ali é destinado a cooperativas de catadores. Um dos primeiros clientes é o metrô de Recife que produz 3,3 toneladas de lixo por semana.

Fix it

A Fix it criou um mobilizador plástico para lesões que se molda totalmente a anatomia do corpo do paciente. No caso de um braço quebrado, por exemplo, o molde é feito através de uma impressora 3D. Esse processo e esse molde oferece ao paciente mais conforto, menos coceira e uma experiência bem melhor, porque o mobilizador Fix it permite que o paciente tome banho e realize Raio-X sem tirá-lo.

BR Goods

A BR Goods se tornou referência na fabricação de cortinas divisórias de leito hospitalar. O diferencial é utilizar a nanotecnologia para comercializar produtos que permitem a retardação das chamas e diminuam os riscos de infecção, além de facilitar o processo de limpeza. Um dos primeiros clientes é o Hospital Albert Einstein de São Paulo.

 

Fonte: https://conteudo.startse.com.br/

Artigo de
Marcelo
Compartilhe