Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Novembro, 2017 | Tecnologia

A injetora plástica, o plástico e a tecnologia

O desenvolvimento da tecnologia e o mercado do plástico

A injetora plástica, o plástico e a tecnologia


É difícil imaginar uma cozinha sem utensílios plásticos, um escritório, os componentes de um automóvel, muitas coisas do dia a dia. O plástico está presente em tudo que usamos. Já há um longo período, a tecnologia revoluciona o mundo e todos os setores da indústria, você concorda? A tecnologia avançada permitiu a criação e o desenvolvimento de muitos produtos. 

A indústria do plástico, todos os seus estudos, as empresas e as máquinas que a envolvem, devem sua existência, particularmente, ao avanço exponencial da ciência, seja pelo avanço  da tecnologia de equipamentos com recursos cada vez mais precisos, ou no desenvolvimento da indústria de materiais conferindo alto desempenho nos processos, produzindo polímeros para produções específicas. Começamos pelo argumento de que a matéria-prima que produz o plástico utilizado na grande maioria das indústrias de transformação não vem da natureza e sim é feita de forma sintética. As feitas de material orgânico são normalmente utilizados em uma pequena parcela das indústrias que fabrica produtos no segmento alimentício, médico-hospitalar e odontológico.

Esse trabalho contínuo da pesquisa da matéria sintética, que permite a produção de diferentes tipo de polímeros. Polímero é o termo geral utilizado para classificar certos tipos de materiais com comportamentos similares onde o material plástico está incluso. Este é derretido a uma certa temperatura e empurrado para dentro de um molde, dando o formato do produto final. Os diferentes tipos de polímeros permitem os diferentes tipos de plásticos, conferindo cada qual uma ou mais propriedades que são requeridas no produto final.

O investimento em tecnologia é o que fez o mercado do plástico crescer tanto e oferecer à indústria os diferentes tipos de materiais, produtos e equipamentos. É aqui que entra a máquina injetora.

A injetora é uma máquina que permite a produção de peças plásticas com formatos normalmente maciças e com uma espessura limitada. A produção de peças ocas também é possível com o uso de tecnologias como a injeção a gás, onde o gás carbônico é injetado no interior do material plástico. Estes necessitam de um molde que dará a forma ao objeto desejado, tendo normalmente uma imagem do produto desejado e com a dimensões variáveis dependendo do sistema utilizado para resfriar o material plástico no seu interior.

A globalização do mercado tem criado grande competitividade e concorrência entre empresas e setores. No mercado da injeção plástica não seria diferente: a empresa deve apresentar-se com tecnológica, fazer produtos de qualidade e ter orçamentos de acordo com o que seus clientes buscam.

Muitas empresas de injeção no Brasil usam maquinários de baixa qualidade. Poucas indústrias já renomadas, entre outras novas e inovadoras, têm investido em injetoras  plásticas de fora do país. Essa importação tem sido importante devido a qualidade e rapidez da produção. A Alemanha fornece ao mercado tecnológico e principalmente ao mercado do plástico, equipamentos de elevada qualidade e que permitem grande produtividade mantendo as mesmas características a cada ciclo produtivo, mas nem toda empresa brasileira quer investir mais ou participar dos trâmites de importação e exportação.

Esse cenário de evolução, competitividade e crescimento faz empresas crescerem muito e outras fecharem. Continua no jogo quem tem boa administração, funcionários empenhados, e pessoas com visão de mercado e tecnologia. Buscar parceiros nestes países com elevada tecnologia também consiste em um grande desafio para manter-se vivo no mercado, principalmente para aquelas empresas que buscam ser referência em mercados de alta tecnologia.

Artigo de
Nord West
Compartilhe