Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Novembro, 2017 | Conhecimento

Injeção Plástica - Os problemas no processo de injeção

Injeção Plástica - Os problemas no processo de injeção


Quem tem experiência no ramo de injeção plástica, sabe que a produção não é só mil maravilhas. Aliás, “problemas” já é uma palavra costumeira e os técnicos sabem e convivem com isso. Você, cliente, nem precisa ficar com receio de que seu produto vai dar errado. Calma! O pessoal é experiente e sabe lidar muito bem com as injetoras plásticas.

Caso apareça um defeito numa peça injetada, do teste de uma linhagem de produção, a causa pode ser variada. Ou digamos: as causas podem vir de variados lugares. A origem ocorre, geralmente, de três fatores conhecidos: material, molde ou máquina. Cada fator desses, ainda pode ter dezenas de causadores.

Três dicas rápidas:

  • É aconselhável que as empresas tenham tabelas de possíveis erros e erros comuns para que os técnicos das máquinas evitem de errar e consigam consertar rapidamente um erro.
  • Caso sua empresa injete algum material reciclado, evite iniciar o processo com temperaturas diretamente elevadas. Inicie a temperatura aos poucos.
  • Nunca altere vários parâmetros da injetora de uma só vez. Faça cada coisa ao seu tempo para a máquina captar o comando e processar em etapas.

Seu processo de atendimento e suas normas para aceitar desenvolver o projeto de um novo cliente, deve ser bem alinhado e bem claro:

-É importante que o cliente tenha um projeto bem completo, bem desenhado, que tenha envolvido designers, entre outros especialistas para a produção do molde, que será essencial no momento de desenvolver a peça. Se sua empresa faz esse projeto desde o começo, é bom sempre alinhar com o cliente se ele está ciente de tudo que está sendo desenvolvido para não ocorrer perda de tempo.

-É essencial conhecer a procedência de sua matéria-prima ou da que o cliente sugerir para o material dele. Se possível, recomenda-se pedir a ficha de especificações do produto. Isso vai valer a pena no momento de inserir na injetora e saber como lidar com ele na máquina.

Algumas fontes de defeitos:

  • Influência do operador de máquina e influência do ambiente;
  • Velocidade de injeção;
  • Temperatura da fundição do polímero e qualidade do produto;
  • Pressão interna da cavidade do molde;
  • Taxa de resfriamento.

Mantendo esses itens em controle, tem-se em mãos a solução para o controle de muitos problemas.

Algumas inspeções básicas que devem ser feitas antes do início dos processos:

-Se o material que será colocado na máquina é o correto;

-Se não há nenhuma resistência queimada;

-Se a refrigeração do molde está circulando normalmente;

-Se não há resíduos no bico de injeção dificultando a passagem do material.

É certo de que trabalhando com máquinas tecnológicas e processos complicados, podemos nos deparar com outras falhas, diferentes das citadas e fatores que implicam como os também citados; mas com certeza muitos dos problemas comuns encontrados serão evitados caso essas dicas sejam seguidas e então o cliente continuará recebendo da empresa de injeção plástica os melhores produtos.

Artigo de
Nord West
Compartilhe