Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Junho, 2018 | Conhecimento

A importância do molde correto na injeção de polímeros

A importância do molde correto na injeção de polímeros


A fabricação do molde é uma das etapas essenciais para o sucesso de um projeto de um novo produto. Nessa etapa, um protótipo é planejado conforme o projeto, com o objetivo de ser mais assertivo na produção do produto final. Durante essa fase, uma série de fatores e pontos críticos que podem impactar durante o processo são analisados, inclusive o polímero a ser utilizado.

Cada material requer um cuidado diferenciado no momento da confecção do molde e é nesta etapa que a escolha da matéria-prima avaliada criteriosamente suas propriedades torna-se fundamental, características estas como a contração correta do material, ângulos de extração entre outros precisam ser consideradas. Daí a importância de conhecer e entender as especificidades dos polímeros para que a escolha não impacte de forma negativa o produto final.

A fabricação correta do molde

Após o trabalho de análise e desenho das peças, é realizada uma análise com base nos polímeros disponíveis, avaliando alguns pontos críticos que irão impactar diretamente no processo de injeção. Problemas como o sistema de refrigeração e a concepção do molde de forma geral (sistema de extração, aço aplicado,etc) e avaliando até mesmo o número de cavidades necessárias, devem ser considerados nessa etapa.

Em um caso dentro da Nord West, foi recebida a solicitação de injeção de uma peça em PMMA (acrílico) em determinado molde, porém, o resultado desse processo resultava sempre em bolhas na superfície da peça.

Após um estudo por parte dos envolvidos da antiga empresa que estava a frente deste projeto, resolveu-se alterar a matéria-prima para um PPS na cor preta. Com a troca, o material não apresentava mais bolhas, porém as dimensões do material começaram a perder a proporção solicitada pelo cliente, resultando na necessidade de uma reavaliação e dimensionamento completo do projeto.

Com base na pirâmide Polimérica da Nord West e análise de toda a equipe de desenvolvimento da Nord West, verificou-se que era possível sim continuar injetando a peça em PMMA, porém com algumas pequenas modificações no conceito do molde e condições que processo. Isto acabou resultando em uma peça que atendeu às necessidades do novo cliente.

Experiência em definição de polímeros

O bom desempenho de uma ferramenta de injeção está diretamente associado ao desenvolvimento do molde correto. Por isso, a Nord West possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 29 anos de experiência teórico-prática de seus sócios. Nesses anos, já foram diversos casos de Polímero X Molde correto solucionados com sucesso.

Apesar de muitos considerarem os polímeros como o material do futuro, para a Nord West, isso já é uma realidade. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e desenvolvimento de moldes, clique aqui para conhecer mais sobre a Nord West e entre em contato com a equipe de atendimento.

 

Artigo de
Marcelo
Compartilhe