Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Julho, 2018 | Polimeros

PC/ABS, SURLYN, PEEK

PC/ABS, SURLYN, PEEK


Com o desenvolvimento de novos materiais, o mercado oferece uma ampla gama de Polímeros de Engenharia e Polímeros de Alto Desempenho para as mais variadas aplicações. O principal objetivo das empresas que optam pela utilização desses materiais é aumentar a produtividade com qualidade, bem como a redução de processos e custos.

 

Dessa forma, é imprescindível estudar e classificar esses materiais para que todas as propriedades e especificações estejam claras na hora de escolher a matéria prima de determinado produto.

 

A seguir, serão explanadas as principais características e aplicações do PC/ABS,SURLYN e PEEK, polímeros presentes na Pirâmide Polimérica da Nord West:

 

Polímero PC/ABS

Características do polímero PC/ABS.

Imagem: características do polímero PC/ABS.

O PC/ABS é o resultado da união das propriedades mecânicas, resistência térmica e ao impacto do PC e da elevada processabilidade do ABS. O resultado é um efeito sinergético com excelente resistência ao impacto à baixas temperaturas, melhor do que a apresentada pelos polímeros separadamente.

 

Entre as principais características do material, destacam-se a resistência térmica, elevada rigidez, boa processabilidade, elevada precisão dimensional e a possibilidade de coloração e impressão nas possíveis aplicações.

 

O PC/ABS é ideal para produtos expostos a uma larga gama de temperaturas de serviço, principalmente quando a aparência e durabilidade do produto final são fatores importantes. Eletroeletrônicos (painéis LCD, teclados, etc), eletrodomésticos e peças do segmento automotivo (porta luvas, painel de instrumentos, assentos) estão entre as aplicações mais usuais.

 

Polímero SURLYN

Características do polímero SURLYN.

Imagem: características do polímero SURLYN.

Conhecida por sua excepcional tenacidade, leveza e versatilidade, o Surlyn é uma solução confiável e econômica para uma variedade de embalagens inovadoras e outras aplicações. Possui uma excelente resistência a arranhões, eliminando a necessidade de adicionar revestimentos ou vernizes com uma abrasão superior e alta resistência química.

 

Como o vidro, o Surlyn pode ser fosco, facetado ou acabado para obter efeitos especiais ou facilmente colorido para criar uma translucidez elegante. O material ainda pode combinar de forma econômica superfícies foscas e brilhantes em um design, além de permitir criações que não são possíveis com o vidro.

 

Entre as aplicações, o Surlyn é utilizado em garrafas, frascos de perfume e outras peças. Para embalagem de alimentos, fornece vedação à baixa temperatura, excelente resistência à aderência e à perfuração. Além disso, ajuda a reduzir vazamentos e aumenta a velocidade da linha. Para cosméticos e embalagens de dispositivos médicos, fornece clareza, formabilidade e resistência a arranhões.

 

Polímero PEEK

Características do polímero PEEK.

Imagem: características do polímero PEEK.

O PEEK caracteriza-se como um termoplástico semicristalino de alto rendimento para exigências extremamente altas. Atualmente, vem sendo muito utilizado como uma alternativa para fluoropolímeros como o Teflon, obtendo um tempo de produção, peso e custo menor em relação aos componentes metálicos.

 

Entre suas principais características, destacam-se a excelente resistência termo-mecânica e às correntes de fuga, boa resistência química e uma surpreendente capacidade de suportar altas temperaturas de trabalho (até 240 ºC).

 

Entre as áreas de uso, as indústrias de máquinas, motores e automóveis destacam-se pela utilização do material em diversas aplicações. Rodas dentadas, réguas de deslize, buchas, pistões, vedação de válvula e outros materiais são algumas das aplicações nas quais o PEEK é utilizado.

 

Saiba mais sobre polímeros

 

Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.

Tanto o PC/ABS, quanto o SURLYN e o PEEK são componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West . Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.

Artigo de
Nord West
Compartilhe