Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Julho, 2018 | Polimeros

PA 46, PA12, PBT

PA 46, PA12, PBT


Com a evolução do mercado, as empresas buscam aumentar sua produtividade com qualidade, ao mesmo tempo em que precisam reduzir os custos. Um dos caminhos para alcançar esse objetivo está na substituição das peças metálicas, por materiais poliméricos onde se inserem os plásticos.

 

Nesse sentido, é de extrema importância para técnicos, engenheiros, supervisores, gerentes e todos os envolvidos no processo, conhecerem as propriedades e especificações destes materiais. Por isso, mais três polímeros estão presentes na Pirâmide Polimérica da Nord West.

 

A PA4.6, a PA12 e o PBT são materiais caracterizados por apresentarem boa resistência às altas temperaturas. As poliamidas, devido a sua versatilidade combinada com excelentes propriedades mecânicas, são os termoplásticos de engenharia de maior aplicação na indústria. Já o PBT, é um material utilizado, principalmente, para fabricação de componentes eletrônicos e em produtos que exigem uma maior resistência térmica, como no uso em fogões elétricos.

 

Vamos conhecer as principais características e aplicações a seguir:

 

Polímero PA 4.6

Características do polímero PA46.

Imagem: características do polímero PA46.

A PA46 é uma poliamida formada pela policondensação de diaminobutano 1.4 e ácido adípico. Apesar de existirem semelhanças entre a estrutura molecular desse polímero com a PA66 ou PA6, a PA46 possui vantagens como o melhor balanceamento entre propriedades mecânicas x térmicas e estabilidade dimensional.

 

Os estudos consideram que esse polímero preenche a lacuna existente entre os plásticos de engenharia convencionais como os PA6, PA66, PBT e PET, e os materiais de elevada performance, tais como os LCP, PPS e PEEK.

 

A PA46 é a poliamida que exibe a maior resistência à temperatura, sendo frequentemente usada para substituir o metal em aplicações mais exigentes. Além disso, também é empregada em aplicações de engrenagens, na indústria automotiva e em bens industriais em geral.

 

Polímero PA12

Características do polímero PA12.

Imagem: características do polímero PA12.

A poliamida 12 ou apenas PA12, é um termoplástico semi-cristalino, com altíssima tenacidade e boa resistência química. Entre as principais propriedades, destaca-se a menor taxa de absorção de água entre todas as poliamidas, o que significa que qualquer peça feita de PA 12 deve permanecer estável em ambientes úmidos.

 

O excelente desempenho duradouro permite o uso da PA12 em uma ampla gama de condições (temperatura, pressão, química …), sendo especialmente ideal quando a confiabilidade do material ao longo do tempo é necessária.

 

Entre as principais aplicações, a PA12 pode ser encontrada em peças de tecnologia, aviação e aeroespacial, na indústria de alimentos, eletrônica e na indústria automotiva.  A poliamida também pode ser usada em aplicações de petróleo e gás.

 

Polímero PBT

Características do polímero PBT.

Imagem: características do polímero PBT.

O PBT, Polibutileno Tereftalato, pertence à família dos termoplásticos de poliéster. É um dos principais poliésteres na área de plásticos, ao lado do PET. É produzido pela policondensação do ácido tereftálico ou dimetil tereftalato com 1,4-butanediol.

 

Entre as características principais, destacam-se a alta rigidez e a alta resistência ao impacto. Quando reforçado com fibra de vidro, também apresentam uma alta resistência térmica. Pode receber diversos tipos de aditivos comumente utilizados em plásticos de engenharia.

 

O PBT possui uma excelente resistência a uma vasta gama de produtos químicos à temperatura ambiente, tais como hidrocarbonetos, óleos, gorduras, álcool e outros. Pode ser empregado em carcaças e peças funcionais nos vários sistemas elétrico-eletrônicos presentes nos veículos, braços de limpador de para-brisa, maçanetas, sistemas do espelho retrovisor, peças elétricas, cabos e outras aplicações.

 

Saiba mais sobre polímeros

 

Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.

Tanto o PA46, quanto o PA12 e o PBT são componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.

Artigo de
Nord West
Compartilhe