Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Julho, 2018 | Conhecimento

PPA, PMMA e PPO

PPA, PMMA e PPO


Quando comparamos a durabilidade de um produto nos dias de hoje com as décadas anteriores, é perceptível que no passado, esse período costumava ser relativamente mais curto. Tal fato pode ser atribuído à evolução das tecnologias atualmente existentes e busca por inovações tecnológicas, em especial em segmentos eletrônicos, de telecomunicações e automotivos.

Uma dessas inovações, certamente é quanto ao uso dos materiais utilizados na produção dos produtos. Com o desenvolvimento de novas matérias-primas, o mercado oferece uma ampla gama de Polímeros de Engenharia e Polímeros de Alto Desempenho para as mais variadas aplicações. O principal objetivo das empresas que optam pela utilização desses materiais é aumentar a produtividade com qualidade, bem como a redução de processos e custos.

Neste contexto, compreender, caracterizar, desenvolver e implementar novos ou diferentes materiais se torna um diferencial que pode trazer uma grande vantagem competitiva no mercado.

Confira a seguir as características do PPA, PMMA e PPO, polímeros presentes na Pirâmide Polimérica da Nord West:

PPA

O PPA (Poliftalamida) é um plástico de engenharia semi-cristalino, relativamente novo no mercado, que oferece melhor desempenho quando comparado a outros polímeros tradicionais como policarbonato, poliamidas, poliésteres e acetais.

Apresenta, entre outras características, excelente resistência a impacto, ótima atuação em altas temperaturas. A combinação de alta resistência térmica e química com superiores propriedades mecânicas, torna o PPA um dos plásticos de engenharia mais utilizados nas mais diversas aplicações.

Entre os principais usos, o PPA pode ser utilizado como substituto de vidro e metais em usos que exigem altos desempenhos nas indústrias eletroeletrônica, naval, automobilística, aeroespacial e de embalagens.

PMMA

O Polimetilmetacrilato, conhecido como PMMA,  é um polímero termoplástico transparente, obtido por polimerização do monômero metilmetacrilato. Devido a essa característica estética e a alta resistência aos riscos, pode ser considerado uma alternativa ao vidro. Também é conhecido como Acrylic glass.

Entre as principais característica do PMMA, destacam-se as excelentes propriedades óticas, transparência, brilho, rigidez, estabilidade dimensional, resistência aos riscos  e aos raios solares (UV).

Todas as características e propriedades tornam o PMMA um dos polímeros preferidos e mais versáteis em aplicações nas indústrias automobilísticas, iluminação, construção, cosméticos e médica.

PPO

O Polioxifenileno (PPO) é um polímero de excelente estabilidade dimensional. Entre os plásticos de alta performance, é um dos que apresenta um baixo coeficiente de expansão térmica linear, baixa contração em molde e estabilidade hidrolítica.

O PPO faz parte um grupo de polímeros caracterizados como rígidos, resistentes à alta temperatura e auto-extinguível, com boa resistência química e elétrica, baixa absorção de água e boa estabilidade dimensional.

Atualmente, o PPO é encontrado modificado em duas blendas diferentes, com material estirênico – PPO/PS ou poliamidas – PPO/PA. Entre as principais aplicações, estão alguns itens da indústria automobilística, como os componentes do painel, indústria elétrica, como quadros, painéis e caixas para fusíveis.

Saiba mais sobre polímeros

Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.

Tanto o PPA, quanto o PMMA e o PPO são componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.

Artigo de
Marcelo
Compartilhe