Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Novembro, 2017 | Inovação

Polímeros Inteligentes - Uma novidade na indústria do plástico

Polímeros Inteligentes - Uma novidade na indústria do plástico


Há novidades nas pesquisas da indústria do plástico que podem mudar todo o cenário do mercado atual. Os Polímeros Inteligentes prometem uma nova fase moderna aos plásticos, que devem mudar de cor para avisar se o alimento condimentado naquele pote está em condições de consumo.

Marcia Pires, pesquisadora de ciência de polímeros da Braskem, aponta que quando alimentos passam por fases de “consumível” para “não consumível”, vão liberando alguns compostos químicos que, em contato com os polímeros inteligentes, mudam a cor da embalagem.

Até a atual fase de desenvolvimento do projeto, as alterações no pH dos alimentos são determinantes para que o projeto dê certo e a embalagem tenha o objetivo de “avisar” se os alimentos estão estragados.  

De acordo com Patrick Teyssonneyre, diretor global de Tecnologia e Inovação da Braskem, toda a cadeia de valor de um produto pode ser beneficiada com a tecnologia. “Isso dará mais segurança ao consumidor acerca da qualidade do produto que ele leva para a casa e, por outro lado, as empresas terão o controle da integridade de seu produto após a fabricação, seja no transporte ou no ponto de venda”.

É necessário ressaltar que sensores deste tipo, que correspondem a estímulos externos, já existem, mas a novidade do momento é essa aplicação a objetos plásticos, destinados a produtos perecíveis.

Agora, cabe às indústrias acompanharem essa tendência que abre um novo e lucrativo mercado para o setor.

Algumas embalagens já estão sendo desenvolvidas para testes, inclusive com outras novidades, como a intenção de diminuir o amargor de alguns alimentos.

O momento é de aguardar os testes e novas pesquisas para acompanhar se os produtos terão qualidade no protótipo final.

Fonte: http://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/estudo-com-polimeros-inteligentes-avanca-e-pode-gerar-novos-negocio-para-industria-do-plastico/

Artigo de
Nord West
Compartilhe