Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Agosto, 2018 | Polimeros

PCTA, TPX e TPU

PCTA, TPX e TPU


A utilização dos polímeros na indústria vem ganhando espaço graças a alta versatilidade desses materiais, que combinam resistência e densidade para as mais diversas aplicações. Ao atrelar esse conjunto de propriedades aos excelentes custos, fica evidente a priorização desse material na indústria.

 

Por essa razão, é de extrema importância para técnicos, engenheiros, supervisores, gerentes e todos os envolvidos no processo, conhecerem as propriedades e especificações dos diversos polímeros utilizados no mercado.

 

Vamos conhecer as principais características e aplicações do PCTA, TPX e TPU, presentes na Pirâmide Polimérica da Nord West. Veja seguir:

 

PCTA

 

 

Esse polímero é obtido por meio do ciclo-hexanodimetanol, do ácido tereftálico e parte de outro ácido. Material com elevada complexidade na injeção devido a aderência com o material metálico do molde, flui rapidamente e preenche moldes complexos com necessidade de controle de parâmetros de injeção de forma a garantir plena compactação. É um material amorfo, usado para a fabricação de produtos de grande espessura, comparado com produtos em outros materiais plásticos.

A aplicação principal deste material é na área cosmética, onde se buscam alternativas de tampas de maior espessura (até aproximadamente 20 mm) e que ofereçam um aspecto muito similar ao vidro.

 

TPX

 

 

O polimetilpenteno é uma classe que combina duas características muito peculiares dentre os termoplásticos: é um material semi-cristalino e ao mesmo tempo transparente. Em virtude disso, o TPX consegue aliar o nível de transparência de um polímero amorfo com as propriedades mecânicas esperadas de um material semi-cristalino.

 

Entre as principais propriedades estão a sua excepcional transparência, resistência à esterilização por autoclave, baixa molhabilidade, alta resistência química (exceto a hidrocarbonetos halogenados), excelentes propriedades mecânicas quando comparado à poliolefinas, resistência à hidrólise e baixa densidade.

 

Devido às suas propriedades, o TPX é um material que encontra aplicações nos segmentos industrial (na fabricação de mandris), médico-hospitalar (para caixas de esterilização) e bens de consumo (mamadeiras livres de bisfenol A).

 

TPU

 

 

O TPU faz parte da classe dos ElastômerosTermoplásticos, uma classe única de materiais que combina as propriedades chave de processamento e reciclabilidade dos termoplásticos com muitas das propriedades físicas das borrachas, tais como a elasticidade, baixa deformação permanente à compressão e elevada flexibilidade.

 

Formado por meio da reação de isocianatos e dióis, o TPU é um termoplástico poliuretano copolímero de bloco. Possui uma excelente resistência à abrasão, elevada elasticidade, alta resistência à tração e rasgamento, resistência a óleos e ótimas propriedades a baixas temperaturas.

 

O TPU pode ser usado numa larga gama de temperaturas e em aplicações nas quais a resistência à hidrólise e aos micróbios é necessária. Itens de bens de consumo (solas para calçado, capas para celular), da indústria automobilística (punhos, suportes, tiras de vedação), construção, eletrônicos e médicos (tubos, tampões auditivos) estão entre as principais aplicações.

 

Saiba mais sobre polímeros

 

Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.

 

Tanto o PAEK, quanto o PARA e o POM são componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.

 

Artigo de
Marcelo
Compartilhe