Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Julho, 2018 | Não categorizado

PAEK, PARA E POM

PAEK, PARA E POM


 

Dando continuidade às especificações sobre os polímeros presentes na Pirâmide Polimérica da Nord West, apresentamos o PAEK, PARA e POM. Esses termoplásticos caracterizam-se pela resistência e versatilidade combinada à excelentes propriedades, o que os torna materiais largamente aplicados na indústria.

 

Nesse sentido, é de extrema importância para técnicos, engenheiros, supervisores, gerentes e todos os envolvidos no processo, conhecerem as propriedades e especificações não apenas do PAEK, PARA e POM, mas dos diversos polímeros utilizados no mercado.

 

Vamos conhecer as principais características e aplicações a seguir:

 

PAEK

 

 

A poliariletercetona (PAEK) é um polímero de alta performance com características excepcionais que se destacam nas mais diversas aplicações. A boa resistência desses polímeros semi-cristalinos aromáticos são mantidas mesmo em altas temperaturas.

 

Dentre as principais características, o PAEK possui uma excelente resistência ao impacto, alta resistência à fadiga mecânica, bem como boas propriedades de deslizamento e desgaste. A resistência química também é muito elevada.

 

Devido a estas características, o polímero Poliariletercetona é utilizado para aplicações particularmente exigentes, podendo substituir metais como aço, alumínio e outros nas mais diversas aplicações. Também são indicados para a indústria química, para fazer parte na composição de tintas e de outros produtos.

 

PARA

 

A Poliarilamida (PARA) é uma resina de alta fluidez, o que permite o fácil preenchimento do produto nos mais diversos tipos de molde. Esse polímero oferece uma combinação de resistência e estética, apresentando uma excelente rigidez aliada a uma superfície sem qualquer afloramento da fibra de vidro (quando usada), bonita e uniforme.

 

Além das características apresentadas, a Poliarilamida oferece rigidez e estabilidade dimensional parecidas com as do metal, proporcionando um ótimo acabamento superficial. O material também pode ser otimizado para esterilização usando radiações gama de alta energia sem alterações significativas na aparência ou no desempenho.

 

Entre as aplicações mais comuns, estão os equipamentos eletrônicos , carcaças de smartphones, componentes estruturais automotivos, componentes elétricos e equipamentos médicos.

 

POM

 

 

O Poliacetal (POM) é um termoplástico polimerizado a partir do formaldeído, um gás utilizado na formação de resinas acetálicas, fenólicas e aminoplastos. Pode ser encontrado no mercado em duas versões, poliacetal homopolímero e copolímero. As diferenças e particularidades entre essas duas formas, direcionam para aplicações específicas.

 

O homopolímero é mais indicado quando a peça trabalha a seco, em temperatura ambiente e necessita de alta resistência mecânica. Já o copolímero apresenta vantagens em aplicações na indústria química ou peças automotivas que entrem em contato com óleo ou gasolina.

 

O POM é o termoplástico com maior índice de aplicação nos diversos setores industriais. Entre as principais aplicações, é essencialmente utilizado em componentes técnicos, nos quais as propriedades mecânicas referidas conferem uma vantagem relativamente a outros plásticos.

 

Saiba mais sobre polímeros

 

Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características biodegradáveis que alguns desses compósitos possuem. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.

 

Tanto o PAEK, quanto o PARA e o POM são componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.

 

 

Artigo de
Nord West
Compartilhe