Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Julho, 2018 | Polimeros

PA6 , PA66, PPS e PPSU

PA6 , PA66,  PPS e PPSU


Prosseguindo com a descrição dos materiais da Pirâmide de Polímeros da Nord West, neste post serão apresentadas 4 matérias primas largamente utilizadas na indústria e com as mais diversas aplicações.

 

As poliamidas PA6 e PA66 estão entre as famílias de polímeros mais utilizadas dentre os polímeros de engenharia devido ao seu excelente balanço entre desempenho e custo. Já o PPS e o PPSU são classificados como materiais de alto desempenho.

 

Como sempre, busca-se ressaltar que essa publicação não visa ser um comparativo entre os polímeros, já que os quatro possuem diferentes propriedades e aplicações. Confira as principais informações sobre os materiais, seus pontos fortes, vantagens e as possíveis aplicações.

 

Polímero PA6

Características do polímero PA6

Imagem: características do polímero PA6.

 

Desenvolvida em 1952, a Poliamida 6 ou nylon 6 (PA 6) é um polímero de cadeia molecular longa, contendo o grupo amida (N-H-C=O) em sua composição. É polimerizada a partir da caprolactama, que possui 6 átomos de carbono.

 

Como características, destaca-se a tenacidade, resistência ao desgaste e, principalmente a absorção de umidade, que exerce grande influência sobre as propriedades mecânicas do material. Não apenas na PA6, mas para todos os estilos de Poliamida, a relação de absorção de água ocorre em função da possibilidade de formação de pontes de hidrogênio entre as moléculas de água e grupos oxigenados da cadeia polimérica.

 

Em todos os casos, é necessária a secagem da PA antes do processo de injeção, de modo a evitar o aparecimento de manchas, diferenças na viscosidade e outros problemas relacionados à umidade. Entre as aplicações mais comuns, a resina é normalmente utilizada em engrenagens, peças automotivas, buchas, lacres e em grande parte de produtos que necessitam de boa resistência mecânica.

 

Polímero PA66

 

Características do polímero PA66

Imagem: características do polímero PA66.

 

A Poliamida 66, ou nylon 66 (PA 66) foi desenvolvida em 1935 pela DuPont. É obtida pela reação do ácido adípico com hexametilenodiamina e assim como a PA6, também apresenta cadeia molecular longa contendo o grupo amida.

 

Da mesma maneira que na PA6, os grupos de amidas influenciam diretamente nas propriedades dessa poliamida. Quanto menor a distância entre esses grupos laterais da cadeia molecular, melhores são as propriedades mecânicas e térmicas.

 

As poliamidas também possuem uma excelente aceitação e incorporação de materiais como fibra de vidro, cargas minerais, pigmentos, estabilizantes, lubrificantes e outros. Entre as principais aplicações, destacam-se novamente as peças automotivas e peças para indústria em geral, como conectores e componentes eletrônicos como interruptores e disjuntores.

 

Polímero PPS

 

Características do polímero PPS.

Imagem: características do polímero PPS.

 

O Sulfeto de Polifenileno – PPS, produzido em larga escala pela primeira vez em 1972,  é um polímero semicristalino, que por conta das características torna-se uma das alternativas preferidas aos metais e materiais termofixos (Baquelite, etc.). É formado pela alternância de átomos de enxofre e anéis aromáticos.

 

A excelente estabilidade dimensional permite que as peças feitas em PPS  sejam aplicadas em contextos complexos, principalmente em condições que envolvem um conjunto de resistência mecânica, térmica e química.

 

O principal mercado do PPS é o automotivo, que representa boa parcela do consumo desse material. Conectores, bobinas, bombas e dispositivos elétricos e eletrônicos em automóveis são algumas das aplicações. No setor industrial, o material é usado como uma excelente alternativa de substituição dos metais.

 

Polímero PPSU

 

Características do polímero PPSU.

Imagem: características do polímero PPSU.

 

O PPSU, quimicamente conhecido como Polifenilsulfona é um material amorfo, que possui uma temperatura de transição vítrea alta e baixa absorção de umidade. Quando comparado com o PSU e o PES, possui uma melhor resistência ao impacto e resistência química.

Entre todos os termoplásticos, o PPSU é o que possui a maior temperatura de deflexão sob ação do calor, o que torna o material rígido e o único a se manter transparente mesmo diante de temperaturas elevadas quanto 200°C.

Além de translúcido e da excelente resistência termomecânica, também possui uma boa isolação elétrica. O PPSU pode ser aplicado em diversos mercados de alto desempenho, principalmente de indústrias das áreas de Saúde e Tratamento de Água. Materiais como implantes, cabos de dispositivos médicos e peças para o interior de aeronaves estão entre as aplicações normalmente produzidas.

 

Saiba mais sobre polímeros

 

Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 25 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.

 

Tanto o PA6, quanto o PA66, o PPS e o PPSU são componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West. Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.

Artigo de
Nord West
Compartilhe