Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Junho, 2018 | Conhecimento

As Etapas do Desenvolvimento de Projetos de Injeção Plástica

As Etapas do Desenvolvimento de Projetos de Injeção Plástica


O planejamento é uma das etapas mais importantes de qualquer desenvolvimento de projeto. Nessa etapa, são consideradas todas as ações, processos, produtos e tudo o que está diretamente atrelado ao objetivo final. O desenvolvimento de projetos de injeção plástica compreende uma série de etapas que precisam ser executadas com todos com muito critério.

Com o crescimento no uso de materiais plásticos nos mais diversos mercados e tecnologias, cada vez mais as empresas buscam soluções completas para o seu produto, concentrando-se assim no seu maior objetivo que é definir o design do produto desejado.

Dessa forma, a empresa responsável por executar esse serviço, além de uma equipe técnica altamente qualificada, precisa também contar com um parque fabril equipado com tecnologia de alta performance. Confira quais são as etapas principais para o desenvolvimento de projetos de injeção plástica.

Principais processos de transformação em plástico

Desde o processo de transformação do plástico à produção, uma série de fases compreendem o ciclo do plástico na indústria. Após o processo de transformação do petroquímico em material plástico, geralmente em forma de granulado, o material é comprado por empresas que utilizam a matéria prima e a transformam por meio de processos como sopro, injeção, extrusão e outros. Vejamos alguns detalhes sobre os principais:

Processo Características Produtos
Sopro Na sopradora, o material semi-derretido é soprado dentro do molde. O material sai em formato de parison (forma tubular) que é inflada com um jato de ar para que tome a forma do molde. Galões, bombonas, garrafas e outros objetos com peças ocas e de tamanho pequeno a médio.
Filme Este processo é geralmente usado na fabricação de produtos com espessuras finas. Sacos plásticos, sacolas, embalagens flexíveis.
Rotomoldagem Processo versátil e com baixo custo ferramental, porém com elevado custo de produção. O material é carregado no molde aquecido na forma de pó. O molde é movimentado dentro de uma estufa até que o material tome a forma desejada. Peças ocas como tanques, caixas d’água, artigos para playgrounds, peças técnicas, manequins, brinquedos.
Termoformagem Uma chapa termoplástica é aquecida permitindo a sua deformação posteriormente sobre um molde. O ar entre a chapa e o molde é sugado até que o material adquira o formato da peça. Peças de pequena a grandes dimensões podem ser fabricadas desde que não possuam desenhos complexos: como gavetas de geladeira, caixas de ar condicionado.
Injeção O processo de moldagem por injeção é uma técnica de moldagem  que consiste basicamente em forçar, através de uma rosca simples (monorosca), a entrada de material fundido para o interior da cavidade de um molde.

A principal vantagem da moldagem por injeção é a capacidade de dimensionar a produção em massa. O preço por unidade durante a fabricação moldada por injeção é extremamente baixo relação aos demais processos de fabricação.

A moldagem por injeção é usada para criar muitos tipos de produtos como peças e componentes automotivos, engrenagens, produtos odontológicos, eletroeletrônicos, médico-hospitalares, em substituição aos metais entre muitas outras soluções.
Extrusão O material granulado é transportado dentro de um cilindro aquecido, por meio de uma ou duas roscas “sem fim”, que também misturam. Na saída do cilindro, o material é comprimido contra uma matriz de perfil desejado, a qual dá formato ao produto. Produtos contínuos como filmes, perfis, tubos, monofilamentos e produção de material granulado.

Desenvolvimento do produto em 3D

Com o processo de fabricação plástico já determinado, a próxima etapa para o desenvolvimento de um projeto é a criação do produto em 3D. O desenho tridimensional é criado para detectar possíveis problemas na forma, no ajuste e até nas funcionalidades do produto.

Essa prática também minimiza muito os possíveis erros e reduz a necessidade de remodelar o produto depois que foi concebido e fabricado o molde, reduzindo os custos finais , o que acaba sendo uma estratégia mais econômica e rápida para a validação das características antes da produção do próprio molde e da produção definitiva.

As tecnologias que podem contar com a utilização de programas de computadores, como por exemplo impressoras 3D e simuladores virtuais têm ganhado popularidade nos últimos anos.

Definição da matéria prima

Com o crescimento do uso de materiais plásticos nos mais diversos mercados e tecnologias, as empresas buscam soluções cada vez mais completas para os produtos. Devido ao desenvolvimento exponencial, são inúmeras as possibilidades de matéria prima disponíveis para o desenvolvimento de um produto.

Por isso, a etapa da definição da matéria prima correta para a aplicação é de fundamental importância. Aqui é preciso considerar o design do produto desejado, sempre alinhado com a escolha da matéria prima adequada às funcionalidades e outros detalhes do projeto.

Depois de uma análise criteriosa do produto feita por especialistas, o material escolhido deve minimizar ao máximo as possíveis intercorrências que podem impactar na aparência final do produto.

Fabricação do molde

A fabricação do molde é uma das etapas essenciais para o sucesso de um projeto. Nesse processo, é fabricado o protótipo, conforme planejado no projeto, com o objetivo de assegurar uma maior precisão na produção do produto final.

Após o trabalho de análise e desenho das peças,  são avaliados alguns pontos críticos que irão impactar diretamente no processo de injeção. Problemas como o sistema de refrigeração a concepção do molde de forma geral (sistema de extração, aço aplicado,etc) e até mesmo o número de cavidades necessárias, são considerados nessa etapa.

Finalizadas as considerações, uma empresa de ferramentaria especializada realiza o processo de fabricação do molde. As tecnologias que podem contar com a utilização de programas de computadores, como por exemplo impressoras 3D e simuladores virtuais têm ganhado popularidade nos últimos anos.

Análise de Fluxo

A análise de fluxo do material plástico no computador com o uso de softwares como o Mold Flow, um dos mais utilizados softwares de simulação de injeção e modelagem de plásticos do mercado, é utilizada para diagnosticar possíveis erros no projeto e no molde antes da produção do material.

Uma das funcionalidades da ferramenta permite a simulação do preenchimento e recalque da peça, incluindo a análise de balanceamento dos canais de deformação do produto. Por meio dessa análise é possível otimizar a posição do ponto de injeção e as condições de processo.

Defeitos comuns como aprisionamento de ar, linhas de solda, deterioração de matéria-prima e mau preenchimento podem ser detectados com antecedência. Dessa forma, pode ocorrer a redução de custos no processo, a diminuição de tempo da execução e do ciclo produtivo, evitando desperdícios, aumentando a produtividade e, claro, a qualidade das peças.

Execução do projeto

Definidos os detalhes, o projeto do molde pode ser finalmente executado. Essa fase passa agora para a operacional, na qual serão inseridos os esforços materiais do projeto. Nesse ponto é importante avaliar a questão técnica, prevendo problemas de descontinuidades de peças ou perda de informações essenciais para o bom desempenho do projeto.

Tryout e ajuste

Após a produção, o tryout, um teste prático do molde é executado. Esse processo é útil para garantir a definição de parâmetros referentes à injeção, bem como para possibilitar o maior número de informações sobre o projeto.

O tryout, antes de tudo, busca encontrar um ponto de equilíbrio de forma a garantir um processo estável e repetitivo que sendo bem executado, elimina, no futuro, quaisquer problemas de produção e, principalmente, ajuda na definição do dimensional. Caso necessário, também podem ser realizadas as possíveis correções e ajustes finais no molde.

Produção

Finalizadas todas as etapas, o projeto está pronto para entrar em sua última fase, a produção.

O processo de desenvolvimento de projeto da Nord West

A Nord West oferece uma solução completa para o desenvolvimento de projetos de injeção de plásticos. Seja um projeto ainda sem produto, ou por meio da avaliação de um produto já existente, são apontadas diversas sugestões que permeiam desde a possibilidade do mesmo apresentar marcas superficiais resultantes de espessuras, formatos não adequadas ao material plástico a ser utilizado, a definição da estratégia do molde de injeção e a injeção propriamente dita.

A possibilidade de centralizar todas as tarefas em uma única empresa que administra todas as etapas até chegar na peça final tem feito a diferença. Além disso, uma equipe técnica com experiência de mais de 30 anos acompanhando projetos em todo o mundo, possibilita à Nord West uma posição de destaque e de autoridade no mercado.

Clique aqui para saber mais sobre a Nord West e nossos processos.

 

Artigo de
Marcelo
Compartilhe