Recebemos sua mensagem!
Responderemos em breve!
Quem Somos Injeção Plástica Smart Box Blog Contato

Blog Nord West

Julho, 2018 | Polimeros

ABS, Policarbonato e COC: saiba mais sobre esses polímeros

ABS, Policarbonato e COC: saiba mais sobre esses polímeros


ABS, Policarbonato e COC: saiba mais sobre esses polímeros

Dentre a vasta gama de polímeros utilizados pelo mercado, o ABS, o Policarbonato (PC) e o COC têm se destacado nos últimos anos. Pela alta versatilidade, as aplicações destes materiais podem ser vistas em diversos itens, tanto no uso de produtos automotivos, produtos eletrônicos, médico-hospitalares, dentário, entre outros.

Neste post, apresentamos algumas informações sobre os três materiais, seus pontos fortes, vantagens e aplicações. É importante ressaltar que essa publicação não visa ter um comparativo entre os polímeros, já que os três possuem diferentes propriedades e aplicações.

POLÍMERO COC

Características do polímero COC.

Imagem: características do polímero COC.

O COC é um avançado copolímero (polímero formado por mais de um monômero) de olefina cíclica de alta pureza. Entre as principais características estão a leveza e transparência, conferindo ao material um aspecto semelhante ao vidro.

Pelas características bem particulares, o polímero é geralmente utilizado para fabricação de seringas e outros materiais farmacêuticos. A alta impermeabilização à umidade permite o armazenamento de medicamentos a longo prazo, mesmo em pequenos recipientes como as seringas. A esterilização final (autoclave) é possível garantindo o seu reuso por diversas vezes, sem perder as propriedades fundamentais ao uso.

Além disso, por possuir excelentes propriedades de barreira, o COC permite o uso de produtos onde a barreira a gases é desejável. A alta flexibilidade no design também permite a criação de diversas soluções customizadas.

 Polímero ABS

Características do polímero ABS.

Imagem: características do polímero ABS.

O ABS é um polímero amorfo produzido por meio da polimerização por emulsão ou massa de Acrilonitrila, Butadieno e estireno.  No processo, cada monômero fornece sua propriedade, o que possibilita a produção de diferentes tipos de ABS para as mais variadas aplicações.

Entre as propriedades mais importantes do polímero, destacam-se a resistência química, o elevado brilho superficial e a boa resistência ao impacto. Na variação dos componentes, essas características pode ser alteradas. Por exemplo, quando um material mais resistente ao impacto é necessário, aumenta-se o teor de Butadieno. Para a resistência térmica e química, usa-se um teor maior de acrilonitrila.

Entre as aplicações, o ABS é geralmente utilizado em capacetes de segurança, celulares, peças técnicas usadas no interior de automóveis, produtos para acabamento na área odontológica entre outros. No caso de celulares, por exemplo por se tratar de um material que deve ser atraente ao consumidor e ao mesmo tempo resistente, o ABS é o material indicado e na área de decoração onde o acabamento superficial é desejado.

 

Polímero PC

Características do polímero PC (Policarbonato).

Imagem: características do polímero PC (Policarbonato).

O Policarbonato, também conhecido apenas como PC, recebeu esse nome por conta dos polímeros contendo grupos carbonato (−O− (C = O) − O−). Por ser um dos polímeros que apresenta mais transparência e ter um bom balanço de sua propriedades, incluindo resistência à temperatura, resistência ao impacto e propriedades ópticas, posiciona-se entre os plásticos de engenharia.

Além da transparência, o Policarbonato possui uma alta ductilidade, rigidez e resistência mecânica e apresenta excelentes propriedades elétricas. O PC também pode ser reforçado com fibra de vidro para aumentar a sua rigidez.

As aplicações típicas do PC incluem os discos compactos como CD-ROM, CD-R e DVD; faróis e janelas de segurança de automóveis; , coberturas, toldos e outros produtos utilizados na construção civil; , dispositivos de segurança, como óculos e outras diversas utilidades em bens de consumo.

 

Saiba mais sobre polímeros

Muitos especialistas se referem aos polímeros como o material do futuro, principalmente pelas características que alguns desses compósitos possuem, como a leveza, fácil processamento e redução de custo com relação ao metal. Contudo, para a Nord West, isso já é uma realidade. Prova disso é que a empresa possui quase 10 anos de atuação no mercado, além dos mais de 29 anos de experiência teórico-prática de seus sócios.

Tanto o COC, quanto o ABS e o Policarbonato são componentes da Pirâmide de Polímeros da Nord West . Se você ainda possui alguma dúvida sobre polímeros e como podem ser utilizados, clique aqui para conhecer mais sobre a empresa e entre em contato com a equipe de atendimento.

 

Artigo de
Marcelo
Compartilhe